quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O que Deus acha do sucesso?

O profeta Samuel tinha recebido uma ordem de Deus: ir à casa de Jessé e consagrar um de seus filhos para ser o próximo rei de Israel no lugar de Saul, que tinha desviado seu coração do Senhor. Samuel não sabia qual dos filhos de Jessé seria o futuro rei; sabia apenas que o Se­nhor iria indicar-lhe qual deles deveria ungir com óleo.
Ao chegar na casa de Jessé, Samuel viu Eliab, um dos seus filhos, e pensou consigo mesmo: "Tem que ser ele". Ao que tudo indicava, Eliab tinha todo o jeito de rei. Andava, falava e se portava como um monarca.
O profeta Samuel ficou tão impressionado com a aparência de Eliab, que não havia mais dúvida: esse era o homem que devia ser coroado.
Mas Samuel cometeu um erro extremamente comum hoje em dia. Ele foi levado pelo que viu com os olhos, pela aparência exterior da pessoa, e não pelo que tinha lá dentro. Enganou-se.
Quantas vezes olhamos para alguém prós­pero, inteligente, de boa família, de boa aparên­cia, e dizemos: "Puxa, se ele se entregasse a Deus pra valer, quantas vidas poderiam ser tocadas pelo evangelho e como ele poderia ser usado pelo Senhor". Ouvimos uma moça que canta bem e pensamos: "Se ela estivesse cantando para o Senhor, seria uma bênção!"
Mas veja o que Deus falou com Samuel: "Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Se­nhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16.7). Percebeu a grandeza dessa afirmação? Nossa aparência não é o que importa para Deus, mas sim o que está dentro do nosso homem interior, nosso coração.
Deus está pronto para usar qualquer um de nós. Isso nos dá uma grande esperança. Signifi­ca que o Senhor está querendo usar até mesmo aquela pessoa que "parece" não saber fazer pra­ticamente nada, que "parece" não ter talento nenhum. Para Deus o que importa é o nosso coração. Ele está à procura de barro para mol­dar, não vasos já completos e perfeitos.
Que grande variedade! O que eu mais ouço das pessoas quando se fala a respeito de ser um instrumento nas mãos de Deus é: "Não posso ministrar e nem trabalhar para o Senhor por causa disso ou daquilo". E aí, segue-se uma lis­ta de desculpas. Dizem: "Não tenho dinheiro". Eu também não tenho em mãos todo o dinheiro que preciso, mas creio que Deus já prometeu suprir todas as minhas necessidades. Quando a Palavra diz que Ele é o dono do ouro e da pra­ta, isso não é uma expressão vazia. Deus real­mente pode nos dar tudo o que precisamos para fazer a sua obra.
Outros falam: "Não sou treinado o suficien­te para servir ao Senhor". Conheço pessoas que já estão fazendo doutorado em Teologia e ain­da não se sentem prontas nem para começar a servir a Deus. Conheço outros que começaram sem treinamento formal e estão revolucionan­do suas cidades para Jesus. Não estou dizendo que não precisamos nos preparar para a obra de Deus, mas que devemos começar onde es­tamos e deixar Deus guiar o nosso caminho. Sempre podemos inventar mil e uma desculpas, mas Ele está à procura de pessoas disponíveis agora!
(Tirado do livro: O Segredo do Sucesso - Gary Haynes

Nenhum comentário: